Instituto do Câncer de Pele

Tel: (62) 4101-7543

Whatsapp: (62) 98215-2989

Responsável Técnico:

Dr. Cristiano Barros de Sá

CRM-GO 10.592

RQE  7.631

Por que a pele descasca após a exposição solar?

Imagens da internet

Ressecamento das células da pele é o fato que leva à descamação


Você viveu momentos divertidos na praia ou no clube. Porém, logo começa a sentir um ardor na pele e, alguns dias depois, ela começa a descascar. Por que isso acontece?


A explicação está no fato de que os raios solares geram a multiplicação das células da pele, ressecamento e morte delas. Consequentemente, o corpo age para se livrar desse tecido, por meio da descamação.


Essa “troca” é algo natural, mas o sol acelera e intensifica o processo. No entanto, não puxe as partes descamadas, pois há o risco de gerar lesões mais graves. Deixe que a pele saia de forma espontânea.


A descamação indica que a sua pele foi afetada pelo sol


Ao contrário daquela que o organismo realiza naturalmente e nem percebemos, a descamação acentuada é um sinal de que o sol prejudicou a sua pele. Essa exposição em excesso gera danos cumulativos, que podem levar a um câncer de pele.


Portanto, é preciso se cuidar! Só se exponha ao sol depois de aplicar o protetor solar, de forma moderada. O filtro precisa ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que você se molhar.


Também prefira ficar em lugares abertos, com a incidência de sol, somente antes das 10h ou depois das 16, quando os raios estão mais fracos.


Com essas condutas simples, é possível evitar o ardor e a descamação, além de prevenir o câncer de pele.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Posts recentes

Pular para o conteúdo